Este encontro teve como objetivo a formatação de um Projeto e a elaboração de um Planejamento Estratégico para o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Música, a partir das reflexões e conclusões da primeira reunião.
Para a formatação do projeto, os participantes definiram conjuntamente, em discussões em grupos e mediante consolidação em plenária, os principais tópicos que formam a base do projeto, com suas respectivas propostas de ações e iniciativas. Este documento contém o registro dos resultados do trabalho, e segue o roteiro abaixo:
- 1) Público Alvo
- 2) Objetivo Geral do Projeto
- 3) Foco Estratégico
- 4) Ações
- 5) Participantes
1) Público Alvo
Pessoas que atuam na Cadeia Produtiva da Música do Rio de Janeiro, com foco em músicos (compositores, instrumentistas, arranjadores, regentes, intérpretes, DJs e professores), produtores musicais (executivos e de eventos) e selos de distribuição de discos.
2) Objetivo Geral do Projeto
Viabilizar soluções criativas para a sustentabilidade dos atores da Cadeia Produtiva da Música, por meio de ações que possibilitem produzir, distribuir e apresentar o produto musical com qualidade e eficiência, gerando visibilidade e ampliação do mercado da música
3) Focos Estratégicos
Articulação para promoção de Políticas Públicas
Informação e Capacitação
Estratégias de Marketing
Comercialização
Promoção da Cooperação
4) Ações
Articulação para Promoção de Políticas Públicas
Incentivar a formalização dos profissionais da música
Promover a defesa dos diretos da classe
Buscar a desburocratização do incentivo à cultura
Políticas regulamentares de eventos em casas noturnas
Incentivo fiscal para casas que promovam uma cota de shows independentes
Informação e Capacitação
Desenvolvimento de networking e workshops voltados para a produção
Formas de financiamento e linhas de crédito
Informação sobre festivais, eventos musicais e fóruns
Formatação de projetos e captação de recursos
Desenvolvimento do empreendorismo
Informação sobre instituições ligadas à atividade musical (Ecad, OMB, Editoras) - seus papéis e atribuições
Informações sobre leis de incentivo e direitos autorais
Informação sobre mídias e novas formas de divulgação
Estratégias de Marketing
Rotina organizada da divulgação (criar rotina de passar informação de forma organizada para mídia e outros veículos especializados em música, como impressos, internet, etc.)
Perfil do público consumidor (traçar o perfil do público consumidor de música e show independente, e saber se posicionar em relação a ele definindo características do produto, preço, etc)
Planejamento estratégico do MKT (Criar estratégias de marketing para promover a música independente e sua diversidade)
Viabilizar formas de divulgação – apresentação / difusão (Buscar parcerias para participar e / ou produzir eventos, principalmente em feiras, em que a música independente possa ser divulgada)
Participar de feiras e eventos (e também produzi-los)
Ocupação do espaço público
Agregar valor a causas sociais através da música
Comercialização – fonograma / show
Criação de um “portal” para músicos / selos independentes
Promover Feira de Negócios
Novas formas de distribuição em lojas não especializadas, agregando o fonograma ao produto
Venda e show “casada” com a venda de fonograma
Parcerias com Megastores
Cooperação entre músicos e produtores para compartilhamento de verbas
Cooperação
Promover a conscientização para colaboração mútua
Criação de um Conselho Regional
Promover a troca de serviços técnicos
Fomento de cenas – divulgação mútua
Troca de contatos – assessoria jurídica, de imprensa e empresarial
Políticas regulamentares de eventos em casas noturnas
Participantes da reunião:
Adilson Pereira, Alysson David Campos, Artur da Cruz, Batone Neto, Cléber Lúcio, Christian Garcia, Daniel Cardoso, Edson Flavio Piwescki de Souza, Felipe Cunha, Gabriel Thomaz, Grazi Calazans, Jô Rocha, Marco Barboza, Neo e Ricardo Brasília.
3 comentários:
Parabéns a tod@s pelo avanço da Rede Rio Música! Ainda não conseguir participar efetivamente, mas de longe venho acompanhando e torcendo pelo sucesso dessa iniciativa fundamental para a consolidação do nosso mercado enquanto uma atividade séria e profissional. A cultura é ponto chave para o desenvolvimento das nações e temos que começar o quanto antes a pensar nisso com muito profissionalismo e buscando sempre o aperfeiçoamento das atividades. E nesse processo a articulação dos atores é imprescidível!
Salve Galera ! muito legal , parabens !! ainda não consegui participar (por conta de compromissos e etc...) mas tenho acompanhado os trabalhos! espero poder estar com vocês em breve muita paz luz e música
Att.
Alex Guedes
Oi galera,
Estou precisando de uma relação dos Festivais que estão agendados para acontecer em 2008.
Quem tiver essa informação pode me encaminhar?
patricialibano@filetcomfritas.com.br
Valeu!
Bjs
Patrícia
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