Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

One RPM - Novo agregador de músicas



ONErpm, nova distribuidora de música digital, faz ponte entre músicos independentes, selos e lojas de música como iTunes, eMusic e Limewire



Ferramenta das novas e democráticas possibilidades de circulação de música, especialmente para músicos e selos independentes, a ONERPM – One Revolution People´s Music –, distribuidora de música digital, acaba de ser lançada no Brasil.


O site é criação dos americanos Emmanuel Zunz (fundador do selo Verge Records, de Nova Iorque), Matthew Olim (um dos fundadores da CDnow, empresa pioneira na distribuição digital pela internet) e Dmitri Vietze (fundador e proprietário da agência Rock Paper Scissors), e empreendimento de quem integra a clã de aficionados por música e está atento às transformações do mercado, sem se contentar com a palavra crise. Emmanuel, que morou no Brasil por alguns anos, é Apaixonado pela música brasileira, tem acompanhado as poucas opções de distribuição digital no nosso mercado e as dificuldades do circuito independente.


A ONErpm tem parceria com as lojas virtuais com maior market share no mundo, como iTunes, eMusic, Limewire e Amie Street e funciona de maneira absolutamente simples. O próprio artista/ produtor/selo faz seu cadastro, coloca as músicas ou álbum no site e escolhe as lojas e países onde que seja distribuído, assim o preço de venda, que tem três opções à escolha. Sem intermediários, o que não é comum no Brasil. Os valores são cobrados por upload de singles (até R$ 10,00) ou de álbuns (até R$ 40,00). E a remuneração é justa: os artistas ficam com 90% dos royalties pagos pelas lojas. É possível também publicar gratuitamente suas canções na própria loja da ONErpm e disponibilizar downloads promocionais de até três músicas por álbum.


A loja da ONErpm já estabeleceu parceria com grandes selos independentes internacionais como Piranha Musik & IT (Alemanha), Six Degrees Records (EUA) e NuBlu (EUA). Com o acordo estabelecido entre a ONErpm e os selos, a loja da empresa comercializará os trabalhos de artistas brasileiros como Céu, Bebel Gilberto, BNegão, Otto, Digital Dubs, Gabriel Moura, Luis Carlinhos e dos colombianos do Systema Solar, El Sie7e e La Severa Matacera.





CONTROLE FINANCEIRO E DO TRABALHO INTELECTUAL

A ONErpm não exige exclusividade como canal de distribuição. Os músicos e os selos mantêm 100% dos seus direitos autorais. Eles também podem controlar e analisar informações de vendas em todas as lojas que distribuíram seus trabalhos por meio de sua conta na ONErpm . A receita líquida pode ser resgatada a qualquer momento por meio do PayPal, serviço que o portal utiliza para realizar suas transações bancárias com os usuários.



MARKETING E DESCOBERTA DE NOVOS SONS

A ONErpm desenvolve ações de marketing nos canais de distribuição de seus trabalhos. A empresa negocia destaques e espaços nas home-pages das lojas, downloads gratuitos por tempo limitado e outras promoções.


Dentro do próprio site, a ONErpm quer engajar ouvintes e encorajar os visitantes ao redor do mundo a explorarem novas sonoridades, especialmente a música que não faze parte do mainstream. O usuário pode realizar buscas de bandas, ritmos e até mesmo localizar trabalhos por meio de tags.


Os usuários do portal podem ouvir integralmente todas as canções disponibilizadas na loja da ONErpm por meio de streaming. O player pretende descomplicar a relação entre o usuário do portal e a experiência musical. Sem interromper o som, o ouvinte pode adicionar e remover singles e álbuns que estão no portal. Se o ouvinte desejar comprar o trabalho, basta um clique para inseri-la no carrinho de compras.


Quem adquire canções ou álbuns na loja da ONErpm pode optar por fazer o download de arquivos wav (qualidade de CD e sem compressão) e também de .mp3 (arquivo comprimido). “O usuário ganha um grande retorno do seu investimento, arquivos de áudio de alta qualidade e MP3 para seus players portáteis”, esclarece Zunz. Na loja da ONErpm, os artistas recebem 70% dos royalties.

Nenhum comentário: