Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ata da última Reunião da RRM em 2009




Algumas mudanças na RRM estão acontecendo.

Vale a pena ler atentamente a Ata da última reunião da RRM, acontecida no último dia 16/12/09, no SEBRAE-RJ

Segue a Ata:

Participantes: Elisa Ferreira Wanderley, Guilherme Sampaio, Ana Paula de Araujo, Gustavo Leão, Artur da Cruz, Thaís Sabino, Daniel Domingues, Luiza Bittencourt, Gabriel Pinheiro, Rafaella Menezes, Ursula Magalhães, Heliana Marinho, Alcimário, Paula Martini, Debora e César Couto.

1. Foi tratada brevemente a questão da Pré-Conferencia Setorial de Música e da eleição de delegados para representação na Conferência Nacional de Cultura.

2. Heliana informou sobre a mudança de perspectiva do SEBRAE na Rede Rio Música e destacou que agora os participantes da RRM serão público-alvo do novo projeto do SEBRAE.

3. Heliana sugeriu a reavaliação das parcerias da Rede Rio Música para saber quem estará realmente comprometido com o projeto e sua governança, pois o Sebrae não deseja parceria para ficar apenas no folder.

4. Os presentes que participaram do EMPRETEC falaram sobre suas experiências durante o curso.

5. Heliana falou que existem outros produtos (cursos) do SEBRAE que podem ser oferecidos a membros da RRM.

6. Heliana fez a apresentação do novo projeto "Novos Modelos de Negócios e Canais de Distribuição para a Indústria Musical do Rio de Janeiro", que é o primeiro projeto em economia criativa do BID no mundo com um custo de U$ 2.153.250,00 e tem a previsão de 3 anos (2010-2012), podendo ser renovado duas vezes por mais 3 anos. Além do BID e do SEBRAE/RJ, tem a participação do SEBRAE/Nacional, FGV, Facebook e outros.

Público Alvo: Empreendedores da Cadeia Produtiva da Música + Rede Rio Música (pode ser só a RRM se esta agregar todos os empreendedores da cadeia, fato que não acontece hoje).

O novo projeto terá os seguintes componentes:

(i) Articulação do setor (por isso todos os agentes da cadeia devem estar representados), Capacitação (será analisada a proposta da RRM) e ainda existem outras e Assessoramento (através de consultorias).

(ii) Criação e distribuição por meio de redes sociais.

(iii) Dinamização de espaços culturais.

(iv) Estratégias de divulgação e escalabilidade. Nesse ponto, a música deverá se aproximar do audiovisual.

O projeto pode ser consultado no site do Fundo Multilateral de Investimentos do BID sob o no. ATN/ME11701-BR e no GEOR do SEBRAE.

Uma das metas é que 1000 empreendedores da cadeia produtiva estejam vendendo seus trabalhos na internet e em redes sociais no prazo de 1 (um) ano.

Com essa mudança, será preciso realizar uma reestruturação em todos os pontos da Rede Rio Música:
foco, estratégias e governança.

Além disso, foi informado que a Rede Rio Música como existia não haverá mais dentro do SEBRAE no próximo ano.

Os núcleos deverão ser reformados:


*Capacitação - incluirá além das palestras, cursos (produtos do SEBRAE) e workshops, a atuação em feiras. Deverá ser realizada uma capacitação para dentro e para fora da RRM.

*Eventos, Mídias e Negócios - foi destacado que deveria ser reformulado, inclusive porque todos esses núcleos estão interligados (o nome desse núcleo está no título do projeto Novos Modelos de Negócios).


A verba poderá ser aplicada em capacitação, em prospecção de novos parceiros, compra de produtos do SEBRAE e em outros campos.

7. Institucionalização da RRM: O objetivo do SEBRAE não é trabalhar com apenas um CNPJ da RRM, mas sim com vários, de membros da RRM. A RRM, se tiver interesse, pode se organizar como cooperativa ou como associação, por exemplo, e com isso conseguirá representatividade e, dessa forma, poderá inclusive entrar como parceira do projeto, tendo cadeira e voz na governança. Para isso, é preciso representar os mais variados agentes da cadeia produtiva da música. Heliana sugeriu ainda que se fosse regulamentar, a RRM optasse por associação e não por cooperativa.

8. O evento de confraternização e "despedida" do antigo modelo da RRM acontecerá no próximo dia 05/01, no Cinemathèque, a partir das 19hs. Mais detalhes em breve.

9. Foi criado um novo grupo de discussão para a RRM. Todos os membros que estavam no Grupo do Yahoo já foram convidados.

Nenhum comentário: