Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Aula inaugural do Seminário Permanente de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro




Ontem ocorreu a aula inaugural da 8ª Turma do Seminário Permanente de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro organizado pela Comissão Estadual de Gestores Públicos de Cultura (COMCULTURA), uma rede sem fins lucrativos que reúne os gestores de cultura atuantes nos municípios fluminenses.

Para introduzir o seminário aos inscritos, representantes da COMCULTURA, do MINC, da Secretaria Estadual de Cultura, da UERJ e da Fundação Casa de Rui Barbosa fizeram uma breve apresentação sobre a atual situação do setor e a importância das realizações da COMCULTURA nos últimos anos que, inclusive, renderam 3 livros - já lançados – e 1 quarto, baseado no seminário realizado no ano passado, que ainda aguarda publicação.

Para ministrar a aula inaugural estava presente o Professor Roberto Damatta, antropólogo, com mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) pela Universidade de Harvard. Damatta é um dos maiores nomes das Ciências Sociais do Brasil, pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais e responsável pela investigação do Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

O professor iniciou a aula tratando da palavra “cultura” e suas origens, destacando que se trata “de uma palavra espessa que vem de uma corrente filosófica da Alemanha, do romantismo alemão, que foi uma reação bastante vigorosa ao iluminismo francês”.

Para demonstrar o que é cultura e sua importância social, Damatta passeou pelos mais diversos assuntos, desde o iluminismo até questões mais atuais sobre música, futebol, big brother, novelas, divertindo a plateia e, ao mesmo tempo, passando suas impressões sobre os temas.

Para saber mais sobre a COMCULTURA, acesse: http://www.comcultura.com.br

Nenhum comentário: