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quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bota Pra Fazer Música




Festival “Bota Pra Fazer Música” seleciona 500 novas bandas em 3 categorias


Realizado pelo Grupo Matriz no período entre 03 de outubro e 23 de novembro, concurso integra a Semana Global do Empreendedorismo, do Instituto Endeavor, e prevê, além da premiação às bandas a realização de seminários e workshops sobre administração, novos modelos de negócio, direitos autorais e dicas de gravação.

Uma oportunidade de aprendizado sobre como criar, divulgar e fazer de um novo artista um empreendimento sustentável no atual mercado musical. É esta a proposta do Festival “Bota Pra Fazer Música”, produzido pela Casa da Matriz, com inscrições abertas para músicos de todo o Brasil a partir de 06 de outubro de 2008 e encerramento em 23 de novembro, com shows e premiação no Teatro Odisséia, no Rio de Janeiro.

O festival compreende a seleção de bandas, realização de shows, seminários e workshops em universidades parceiras, com foco na atitude empreendedora e no mercado musical. A motivação surgiu das eternas dificuldades do mercado cultural carioca e da necessidade de estimular os artistas a terem uma nova atitude frente às dificuldades. “Na era da internet as oportunidades se nivelaram. Todos têm um mundo de ouvintes ao seu dispor. Mas como se destacar?” questiona Daniel Koslinski, diretor do Grupo Matriz e também músico.

Categorias

Samba e/ou Regional
Eletro-Rock-Pop
MPB / Instrumental

Há 9 anos a Casa da Matriz apóia novos artistas, seja com a realização do Loud! Rock Festival!, seja com a construção de palcos próprios de pequeno e médio porte como o Cinematheque, o Cine Lapa, o Bar da Ladeira e o próprio Teatro Odisséia. Porém esta é a primeira edição com abertura para a competição entre as bandas. Numa cidade que reclama para si o título de capital cultural do País, a existência de poucos e isolados festivais independentes acende a discussão: será que falta visão empreendedora?

Festivais como o Abril Pro Rock (Recife), o Goiânia Noise (Goiânia) e o Varadouro, no Acre, são exemplos de esforços que resultaram em benefícios para o mercado independente, comenta Rodrigo Lariú, do selo Midsummer Madness, produtor do Festival Evidente (RJ), integrante da Rede Rio Musica e associado à Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

“O principal mote do Bota Pra Fazer Música é este caráter de empreendedorismo. O Goiânia Noise e o Varadouro cresceram rápido porque têm esta linha. Lá no Acre tudo funciona na base de coletivos. Eles sempre colocam as bandas que estão trabalhando pela cena para tocar e participar de debates e seminários com pessoas de outros estados. Assim acontece o intercâmbio com o que rola nos outros estados e as formas locais de produção”, diz Lariú.


Critérios

Performance artística
Proposta Comercial
Aceitação do público


No Rio alguns festivais sobrevivem: “Humaitá Pra Peixe”, “Laboratório Pop”, “Evidente” e “Grito Rock” são alguns exemplos. Outros, como o “Ruído” e o Loud!, estão inativos. O intercâmbio artístico acontece por conta de iniciativas isoladas do Circo Voador, da Fundição Progresso e do Teatro Odisséia. Mas quase sempre sem contribuição entre os produtores e foco apenas nos shows. “O mote do empreendedorismo traz uma nova forma de pensamento, um outro caminho. Aqui no Rio tudo sempre foi muito isolado, só visando à realização do empreendedor. Tem que ser empreendedor e associativista”, completa Rodrigo Lariú.

O Festival Bota pra Fazer Música quer justamente trazer à tona artistas novos que aliem justamente boa música com empreendedorismo. É o faça você mesmo dos novos tempos. Visão de mercado, quem diria, pode ser revolução. Então mãos à obra!

PRAZOS E INSCRIÇÕES

Recebimento de material: de 03 a 24 de outubro
Seminários: entre 27 e 30 de outubro entre 03 e 06 de novembro
Inscrições e regulamento: disponíveis no portal Matriz Online (www.matrizonline.com.br) e pelo e-mail festival@casadamatriz.com.br

SEMINÁRIOS E WORKSHOPS

27/out – Universidade Veiga de Almeida – 18h
Novos modelos de negócio para a música: do fonograma à venda de shows

30/out – Universidade Estácio de Sá – 18h
Dicas de produção e divulgação para novos artistas: Do MP3 ao marketing

03/nov – Universidade Veiga de Almeida – 18h
Direito autoral: do aparato jurídico ao creative commons

06/nov - Universidade Estácio de Sá – 18h
Dicas de gravação: como tirar o melhor som em estúdio e ao vivo

SELEÇÃO E ELIMINATÓRIA
Poderão competir até 500 bandas de todo o Brasil em três categorias:

Samba e/ou Regional
Eletro-Rock-Pop
MPB / Instrumental




JÚRI E PREMIAÇÃO

O júri será formado por jornalistas, críticos de música, produtores musicais, músicos e outros profissionais do mercado fonográfico. Serão três etapas, em que os jurados darão seus votos e serão considerados votos do público. O júri deverá considerar:

Performance artística + Proposta Comercial + Aceitação do público. Apresentações ao vivo de 15 artistas finalistas será no Teatro Odisséia no dia 23/11/08. A premiação inclui gravação de CD no formato SMD, agenda de shows, estúdio, apoio de figurino da grife Cantão e muito mais. Confira no site.

Inscrições: www.matrizonline.com.br
e-mail: festival@casadamatriz.com.br

PROMOÇÃO
Oi FM, MTV, MICA, GUIA NOX, GRUPO MATRIZ.

PARCEIROS
ENDEAVOR, SEBRAE RJ, CANTÃO, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA (UVA), UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

APOIO
REDE RIO MUSICA
BOLACHA DISCOS
CANTÃO


REALIZAÇÃO
GRUPO MATRIZ
REDE RIO MUSICA

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